ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Lisbon riot 1637

Synopsis
Em Portugal, o ano de 1637 foi palco de vários levantamentos provocados pela cobrança acrescida do real d’agua e da quarta parte das sisas. Contudo, em Lisboa, o motim levado a cabo pelos pescadores de mar alto ocorreu por outras razões. Por um lado, estes lutavam contra as dificuldades impostas pelas autoridades para saírem da barra, argumentando questões de segurança na preparação da armada de socorro ao Brasil, então ocupado pelos holandeses. Por outro lado, o motim era a reacção ao novo imposto lançado sobre o pescado, que se traduzia num passaporte exigido a todos os pescadores que navegassem para além da Torre de Belém em direcção à barra. Além de representar uma nova carga fiscal, tal significava o risco de perderem as marés favoráveis para a sua actividade e, consequentemente, as pescarias. Em protesto, os pescadores amotinaram-se e recusaram-se a pescar, levando a uma carência de pescado na cidade. Ao mesmo tempo, desencadearam outras acções violentas: atiraram ao mar toda a sardinha que carregava um barco de Setúbal que tentava entrar na barra, e encaminharam-se pela Ribeira e Terreiro do Paço, onde apedrejaram as janelas do paço e do forte. Os seus protestos levaram as autoridades a cederem momentaneamente, tendo-se permitido que as embarcações cruzassem a Torre desde que levassem uma bandeira branca. No entanto, tal foi esquecido poucas semanas depois.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 25 days. Name in sources: Motim dos pescadores de Lisboa. Location: Lisboa Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Artisans, Workers. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: Unknown. Relevance: low.

Further reading
OLIVEIRA, António de (1991). Poder e Oposição Política em Portugal no Período Filipino (1580-1640). Lisboa: Difel, p. 166. SERRÃO, Joaquim Veríssimo (1990). História de Portugal. Volume IV. Governo dos Reis Espanhóis (1580-1640). Lisboa: Editorial Verbo, p. 130. SERRÃO, Joel (1967). "As Alterações de Évora (1637) no seu contexto social", in D. Francisco Manuel de Melo, Alterações de Évora (1637). Lisboa: Portugália, p. xxvii.
Cite this entry

(2023) "Lisbon riot 1637", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).