ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Nuns mutiny in Viana 1704

Synopsis
Estes desacatos ocorreram no mosteiro feminino de Santa Ana, de obediência beneditina. As ‘bulhas’ começaram com uma disputa entre a criada de uma religiosa e a escravizada negra de outra. O motivo foi trivial: o uso de um fogareiro. Expulsaram as duas. Formaram-se dois partidos e as dissensões azedaram-se, levando 40 religiosas a sair da clausura. Esta grave quebra da ordem fez escândalo na vila, provocando a intervenção do 4º conde da Atalaia, governador das armas do Minho, com muita tropa, ministros da justiça e outros oficiais mais o vigário-geral do arcebispado, vindo às pressas de Braga. Mas, nada. Só aceitaram regressar com a criada, o que fizeram, gabando-se. A outra facção só tinha 5 religiosas, mas a sua indignação foi tal que reavivou o conflito, provocando nova saída das 40 freiras, ameaçando porem fogo à casa de parentes das outras 5. As mesmas forças da ordem reapareceram. Debalde. Só os religiosos de S. Domingos lograram levá-las de volta. Mas os ânimos estavam tão acesos que foram atrás das outras 5 para as matar. O provisor do arcebispado com medo dos excessos, retirou as 5 e mandou-as para o mosteiro de São Bento de Viana. Em 12/1705, passado quase um ano, o arcebispo de Braga veio em visitação e tentou que se retomasse a normalidade. Mas nada. Enviou depois pregadores, confessores, religiosos, mestres e padres espirituais. Sem sucesso. Não se conhece o final da história, que, além da óbvia discriminação da escravizada, deixa suspeitas sobre facções na vila.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1,6 years. Name in sources: Desacatos no Mosteiro de Santa Ana, Viana do Minho. Location: Viana do Minho Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Clergymen, Women. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Others. Leadership: Religiosas do Mosteiro de Santa Ana. Relevance: low.

Further reading
Biblioteca da Ajuda, 44-XIII-07 (nº95), fls. 224 a 226v - Alegações de Direito sobre as mais renhidas causas que teve o bispo do Porto, D. João de Sousa, durante o governo daquela igreja.
Cite this entry

(2023) "Nuns mutiny in Viana 1704", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).