ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Santa Catarina peasants uprising 1841

Synopsis
Cerca de 300 rendeiros de Nicolau dos Reis Borges convocaram os habitantes das redondezas da propriedade de Achada Falcão, no concelho de Santa Catarina da ilha de Santiago, com o objectivo de proclamar a recusa de pagamento das rendas que o proprietário se preparava para receber. Segundo Carreira (2000), os amotinados, munidos de armas, numa grande gritaria, afirmaram não haver mais morgados porque as terras que tinham cultivado eram suas. Ameaçado de morte, o proprietário foi obrigado a solicitar socorro das autoridades da então vila da Praia, capital do arquipélago de Cabo Verde, tendo sido acompanhado pelo então presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Manuel Tavares Homem. Embora o caso não tenha passado do campo de ameaças, elucida a situação social de Cabo Verde, emergente da escravidão e do tráfico clandestino de escravos e do sistema de exploração da propriedade rústica, num período de retracção da economia e do comércio locais, e em que se assiste também a um elevado número de degredados no arquipélago.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 5 days. Name in sources: Revolta dos rendeiros . Location: Santa Catarina, Ilha de Santiago Country (current): Cape Verde. Monarchy: Portuguese. Main participants: Africans, Enslaved, Peasants. Number of participants: 250-500. Main reasons & motivations: Anti-seigneurial, Labour conditions. Leadership: Os rendeiros de Nicolau dos Reis Borges. Relevance: medium.

Further reading
CARREIRA, António (2000). Cabo Verde: formação e extinção de uma sociedade escravocrata (1460-1878). Praia: IPC.
Cite this entry

(2023) "Santa Catarina peasants uprising 1841", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).