ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Santiago tax revolt 1811

Synopsis
No dia 28 de Dezembro de 1811 houve um levantamento do povo na ilha de Santiago contra o pagamento de uma “contribuição voluntária” para o sustento da tropa que guarnecia a vila da Praia e outros pontos da ilha. Para o efeito, foi mobilizada uma multidão de pessoas nas freguesias rurais do interior da ilha, que começou a manifestação na cidade da Ribeira Grande. Tendo tomado conhecimento, através do capitão-mor José Luiz da Silva Cardoso, o governador mandou tropa para a cidade, com o objectivo de dispersar o povo e prender os cabecilhas, tendo sido presos oito indivíduos. O povo começou por se retirar, mas pouco tempo depois juntou-se muita gente, cerca de 3000 a pé e 300 a cavalo, que se dirigiu ao presídio onde se encontravam os soldados vindos da Praia, desbaratando-os, ferindo-os e soltando os presos. Tendo à sua frente o juiz ordinário José Coelho de Mendonça, os amotinados marcharam então em direcção à vila da Praia. Ao se aproximarem, o governador deu ordens para guarnecer as peças do Forte de Nossa Senhora da Graça e do Presídio e apontá-las para a achada do Palmarejo, por onde deviam passar. Chegando nessa achada, o governador exigiu aos amotinados que mandassem doze homens e que estes em nome de todos declarassem o que pretendiam. A proposta não foi aceite e o governador mandou avançar a tropa sobre os revoltosos, que acabaram por dispersar.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 day. Name in sources: Revolta da contribuição. Location: Ilha de Santiago Country (current): Cape Verde. Monarchy: Portuguese. Main participants: Africans, Peasants. Number of participants: >500. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: José Coelho de Mendonça . Relevance: medium.

Further reading
BARCELLOS, Christiano José de Sena (2003). Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné, Vol. II, Parte III. Praia: IBNL, pp. 176-177. PEREIRA, Eduardo Adilson Camilo (2010). Política e cultura: as revoltas dos rendeiros dos Engenhos (1822), de Achada Falcão (1841) e de Ribeirão Manuel (1910). S. Paulo: USP (tese de doutorado), pp.109-112.
Cite this entry

(2023) "Santiago tax revolt 1811", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).