ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Stamped paper riot 1661

Synopsis
Para suportar os custos da Guerra da Restauração é instituído pelo alvará de 24-12-1660 o imposto sobre o papel selado, obrigatório em todo o tipo de escritura ou registo público. A 4 de Maio foi divulgada a ordem para a utilização única de papel selado para todos os actos públicos na cidade do Porto. Nessa manhã, os procuradores do povo acorreram à Câmara Municipal para que esta escrevesse à rainha sobre as preocupações do povo. No exterior, estavam à espera de resposta crianças, mulheres e alguns homens, a que se juntaram mais pessoas e foram até junto dos funcionários que aplicariam o imposto, entrando à força e queimando todo o papel. Naquela noite, o clero tentou pacificar os ânimos, mas no dia seguinte liderou nova revolta. Em resposta, as autoridades mobilizaram para a cidade 4000 soldados de infantaria e 500 de cavalaria, foi extinta a Casa dos Vinte e Quatro pela rainha, foram destituídos os procuradores do povo, foram decretadas penas menores para os participantes no motim. Mulheres e crianças não sofreram qualquer pena.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 days. Name in sources: Motim do Papel Selado. Location: Porto Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Artisans, Clergymen, Women. Number of participants: >500. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: Procuradores do Povo, Casa dos 24. Relevance: medium.

Further reading
DIAS, João José Alves (1985). "Para a História dos impostos em Portugal. O papel selado no século XVII", Nova História, 3-4: 41-78.
Cite this entry

(2023) "Stamped paper riot 1661", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).