ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Dynastic crisis riots in Coimbra 1580

Synopsis
Durante o verão de 1580, D. António, prior do Crato, enviou para Coimbra D. João Rodrigues de Vasconcelos, "clérigo nobre", com ordens para provocar uma série de tumultos na cidade. Os seus esforços acabariam por resultar na expulsão do corregedor e do governador, Pedro Guedes. Coimbra chegou a ser considerada a cidade mais afecta à causa de D. António, que a recompensou com mercês. Depois da derrota do prior em Alcântara, os estudantes e os lavradores da região terão engrossado as suas fileiras, havendo quem fale num contingente de cerca de cinco mil homens que saiu de Coimbra para se juntar à marcha de D. António para Aveiro. No outono, a aproximação das tropas de Sancho de Ávila acabaria por garantir a rendição da cidade a Filipe II. As cumplicidades com o prior resultariam em medidas repressivas no início do reinado do rei católico, chegando-se a pôr em causa a sobrevivência da universidade, tida por alguns como um “seminário de sedições e de milícia” leal ao prior do Crato.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 5 months. Name in sources: Tumultos antonianos. Location: Coimbra Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Undifferentiated. Number of participants: >500. Main reasons & motivations: Political. Leadership: D. João Rodrigues de Vasconcelos. Relevance: low.

Further reading
CONESTAGGIO, Jeronimo de Franchi (2017). História da União de Portugal à Coroa de Castela. Leitura, Introdução e Notas de V. A. Almeida. Lisboa: Althum, pp. 188, 218, 222, 239-240. FERREIRA, J. A. Pinto (1954). A Campanha de Sancho de Ávila em Perseguição do Prior do Crato – Alguns documentos de Simancas. Porto: Câmara Municipal. Gabinete de História da Cidade, pp. 14, 29-30. VALLADARES, Rafael (2010). A Conquista de Lisboa: violência militar e comunidade política em Portugal, 1578-1583. Lisboa: Texto Editores, pp. 124, 129-130, 175.
Cite this entry

(2023) "Dynastic crisis riots in Coimbra 1580", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).