ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Azores food riot 1633

Synopsis
Este motim é mal conhecido. Apenas se conhece uma breve nota da Colecção Cronológica que publica um sumário da carta de 6 de Abril de 1633 na qual o monarca assinalou ter visto uma consulta do Desembargo do Paço que chegara junto com uma carta datada de 5 de Março de 1633. A consulta referia-se à comunicação do governador da ilha de São Miguel (Açores) sobre os motins que aí tinham tido lugar na sequência da tirada do trigo para Lisboa. A informação foi, todavia, considerada insuficiente, pelo que o monarca mandou pedir ao corregedor das ilhas dos Açores dados suplementares sobre a natureza do motim. No entretanto, Filipe IV recomendou que as câmaras não dessem licenças de sacas de trigo sem autorização do Governador. Os Açores foram abastecedores regulares de cereal para a metrópole, já que esta tinha incapacidade de crónica de prover à sua subsistência. A carência de pão afligia regularmente as populações e eram sempre motivo de aumento das tensões sociais. No caso concreto dos Açores, sempre que havia redução da produção ou exigências suplementares do continente, os preços subiam e em vários casos tal situação desencadeou motins.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: Unknown. Name in sources: Motim em S. Miguel, Açores. Location: Ilha de São Miguel Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Others, Peasants. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Food. Leadership: Unknown. Relevance: low.

Further reading
SILVA, José Justino de Andrade e (1855-1856). Collecção Chronologica da Legislação Portugueza, 1675-1683, (1627-1633), 308-309.
Cite this entry

(2023) "Azores food riot 1633", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).