ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Cachaça revolt 1660

Synopsis
Em 1660, ao assumir pela terceira vez o governo do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides propôs uma nova taxa domiciliar para saldar despesas militares. A proposta foi rejeitada. Como solução, a câmara propôs uma contribuição voluntária dos moradores e a liberação da produção da “cachaça”, proibida por ordem régia de 1649, mediante uma taxa extra aprovada em 31 de janeiro de 1660. O arrecadamento não foi suficiente e Salvador de Sá impôs novas taxações, sem ouvir o povo, e nomeou partidários para arrecadá-los. Viajou para inspecionar a vila de São Paulo, deixando Tomé Correia de Alvarenga, seu parente, como governador interino. Insatisfeitos, membros da elite local da freguesia de São Gonçalo do Amarante, sob a liderança de Jerônimo Barbalho, atravessaram a Baía de Guanabara em 8 de novembro, convocaram o povo, deram vivas ao rei, depuseram o governador interino, aboliram as taxas, e nomearam Agostinho Barbalho (irmão de Jerônimo) como governador. Em janeiro de 1661, a câmara eleita denunciou à coroa os abusos de Salvador de Sá, destituiu Agostinho, e nomeou Jerônimo Barbalho como governador. Em abril, Salvador de Sá conseguiu reprimir a revolta. Líderes rebeldes foram presos, seus bens confiscados, Jerônimo Barbalho sentenciado à morte por decapitação. A coroa aceitou a denúncia dos amotinados. Prendeu Tomé de Alvarenga, afastou Salvador de Sá de suas funções, e designou Agostinho Barbalho como administrador da capitania até à nomeação de novo governador.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 5 months. Name in sources: Revolta da Cachaça; Revolta do Barbalho; Bernarda. Location: Freguesia de São Gonçalo do Amarante (Niterói) e Rio de Janeiro Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites. Number of participants: 50-100. Main reasons & motivations: Fiscal, Political. Leadership: Jerônimo Barbalho, Agostinho Barbalho. Relevance: medium.

Further reading
ALENCASTRO, Luiz Felipe de (2000). O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, p.307-325. BOXER, Charles (1973). Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola, 1602-1686. São Paulo: Companhia Editora Nacional / Editora da USP, p.324-345. CAETANO, Antônio Filipe Pereira (2003). Entre a sombra e o sol: a revolta da cachaça, a freguesia de São Gonçalo de Amarante e a crise política fluminense (Rio de Janeiro, 1640-1667). Niterói: Universidade Federal Fluminense (PhD Dissertation).
Cite this entry

(2023) "Cachaça revolt 1660", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).