ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Caipira battalion mutiny 1835

Synopsis
Em Março de 1835, na vila da Praia, ilha de Santiago, ocorreu uma revolta levada a cabo por tropas de infantaria compostas por degredados oriundos dos Açores, e que ficou conhecida por revolta do batalhão caipira. Acontece que, no contexto do antagonismo entre liberais e absolutistas em Portugal, o degredo para as colónias era utilizado como uma das soluções para afastar os indesejáveis. Foi neste sentido que se procedeu ao envio, para servirem na colónia de Cabo Verde, onde escasseava força militar, muitos daqueles que combateram nos Açores ao lado de D. Miguel. O batalhão açoriano, como ficou conhecido, revoltou-se na madrugada de 21 para 22 de Março liderado pelo sargento João Pedro Lopes, ex-capitão do regimento de granadeiros nº 8 do exército miguelista. A vila da Praia esteve sitiada durante cinco dias, enquanto as autoridades e o próprio prefeito se mostravam inoperantes perante a ousadia do batalhão provisório, enviado para Cabo Verde para servir como guarnição. Ao fim do quinto dia (26 de Março), travar-se-ia uma pequena batalha entre o batalhão rebelde e um pequeno número de soldados sob comando do coronel de milícias Gregório Freire de Andrade, do major António Tavares da Veiga Santos e do alferes Jozé António Serrão, que na noite de 23 conseguira escapar ao fuzilamento levado a cabo pelos revoltosos no cemitério e que vitimou um tenente-coronel, um ajudante e dois alferes do batalhão da colónia de Cabo Verde.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 5 days. Name in sources: Revolta do batalhão caipira ou açoriano. Location: Ilha de Santiago Country (current): Cape Verde. Monarchy: Portuguese. Main participants: Soldiers. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Military issues, Political. Leadership: Sargento João Pedro Lopes. Relevance: medium.

Further reading
MASCARENHAS, Sandra (2014). Da rotunda a Santa Catarina - Por uma abordagem das sublevações nacionais à luz do republicanismo. Praia: IPC, pp. 40-41.
Cite this entry

(2023) "Caipira battalion mutiny 1835", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).