ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Campos dos Goytacazes uprising 1748

Synopsis
Este levantamento ou rebelião contra o domínio da Casa Asseca ocorreu em 1748 na capitania da Paraíba do Sul dos Campos dos Goytacazes, doada em 1674 a Salvador Correia de Sá e Benevides. Com a morte do 3º visconde de Asseca, Diogo Correia de Sá e Benevides Velasco, os moradores posicionaram-se contra a confirmação régia da donataria em favor do primogênito, Martim Correia de Sá e Benevides Velasco. Em 01 de setembro de 1746, o vice-rei do Brasil, André de Mello e Castro, ordenou ao ouvidor geral do Espírito Santo, Mateus Nunes José de Macedo, que passasse à vila de São Salvador da Paraíba do Sul para tomar posse da capitania em nome da coroa. Com a relutância do ouvidor, os oficiais camarários sequestraram a capitania em nome do rei. O ouvidor interveio, tornou nula aquela câmara, condenou seus membros ao degredo de cinco anos para Angola, e realizou nova eleição. A capitania foi restituída aos Asseca. Afrontados, membros da elite local organizaram-se para tentar impedir a posse do donatário. No dia 21 de maio, um grupo de cerca de 60 pessoas, sob a liderança do licenciado Manoel Manhães Barreto, invadiu a câmara dando início a um confronto armado. Após uma vitória inicial, foram vencidos pelos partidários do donatário, auxiliados por tropas do Rio de Janeiro. Com base na devassa tirada, o Tribunal da Relação da Bahia condenou nove pessoas consideradas cabeças da rebelião. Em 1754, a capitania seria incorporada ao património da coroa, com uma indenização real à Casa dos Asseca.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 months. Name in sources: Revolta de Benta Pereira; Revolta de Campos dos Goytacazes; Levante de 1748. Location: Vila de São Salvador da Paraíba do Sul dos Campos dos Goytacazes Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Women. Number of participants: 50-100. Main reasons & motivations: Anti-seigneurial, Fiscal, Political. Leadership: Manoel Manhães Barreto, Benta Pereira de Sousa. Relevance: medium.

Further reading
ATALLAH, Cláudia C. Azeredo (2018). “Entre a cruz e a caldeirinha: um ouvidor a serviço da monarquia nas terras dos Asseca”. Tempo, 24 (1): 162-179. PENNA, Patrícia Ladeira (2014). Benta Pereira: mulher, rebelião e família em Campos dos Goytacazes, 1748. Niterói: Universidade Federal Fluminense (PhD Dissertation). RAMINELLI, Ronald (2018). "Os limites da soberania régia: A capitania da Paraíba do Sul entre 1727 e 1730", Almanack, 19, 167-204.
Cite this entry

(2023) "Campos dos Goytacazes uprising 1748", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).