ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Expulsion of Jesuits 1640

Synopsis
O motivo principal para a eclosão desta revolta contra os jesuítas nas vilas de São Paulo, Santos e São Vicente foi a publicação na América ibérica, em 1639, por incitação dos jesuítas, de uma antiga bula papal de 1537 que "declarava que seriam excomungados os que cativassem, vendessem ou usassem o serviço dos índios". Tal proibição contrariava os interesses dos habitantes das três vilas, situadas na Capitania de São Vicente (futura Capitania de São Paulo), que eram donos de índios escravizados que trabalhavam em suas terras. Neste contexto, D. João IV foi aclamado rei de Portugal após a conquista da independência da monarquia castelhana em dezembro de 1640. Como os portugueses apoiavam as pretensões dos jesuítas, os paulistas sentiram-se ameaçados com a mudança dinástica e questionaram a autoridade do governador da Capitania do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá, também ele simpatizante dos jesuítas e, subsequentemente, aclamaram Amador Bueno, membro da nobreza local, como “rei dos paulistas” em 1641, em parte incitados pelos espanhóis que desejavam cativar a fidelidade dos mesmos antes que reconhecessem a autoridade do novo rei português, D. João IV (ver a entrada: Aclamação de Amador Bueno). Assim, enquanto na vila de São Vicente e na vila de Santos o conflito esmoreceu, na vila de São Paulo, onde a revolta foi intensa durante dois anos, os jesuítas foram expulsos e mantiveram-se ausentes até 1657, apesar da fidelidade jurada a D. João IV.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 years. Name in sources: Expulsão dos jesuítas de São Paulo. Location: Vila de São Paulo Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Settlers/Colonists. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Anti-colonial, Economic, Political. Leadership: Unknown. Relevance: medium.

Further reading
DEUS, Frei Gaspar da Madre de (1975). Memórias para a História da Capitania de São Vicente. São Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/Itatiaia. LEME, Pedro Taques de Almeida Paes (1849). “Notícia Histórica da expulsão dos jesuítas do Colégio de São Paulo em 1640” [1768]. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 12: 5-40. MONTEIRO, Rodrigo Bentes (2006). “O Rei de São Paulo”, Revista da Biblioteca Nacional, 2 (14): 37-40.
Cite this entry

(2023) "Expulsion of Jesuits 1640", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).