ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Food riots in Porto 1836

Synopsis
Entre 1830 e 1850 observaram-se flutuações cíclicas dos preços dos cereais. Um dos ciclos curtos mais pronunciados foi o que se desenrolou entre 1833 e 1838, com um aumento dos preços quase para o dobro. A esta variação cíclica será necessário agregar flutuações sazonais, que vão tornar particularmente conturbado o período imediatamente posterior à Guerra Civil. Nos últimos meses de 1834 o preço do milho subiu fortemente no Porto, num movimento que se prolongou até junho de 1836. Nos primeiros meses de 1836 a Câmara Municipal do Porto permitiu a importação controlada de milho, com a finalidade de estabilizar os preços. Contudo, a tensão social não foi acalmada e o descontentamento popular manifestou-se com a destruição de uma carga de móveis importados, no cais da alfândega, e com a invasão do mercado de cereais, obrigando os mercadores a vender o milho a pouco mais de metade do preço corrente.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 6 months. Name in sources: Tumultos populares no Porto. Location: Porto Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Artisans, Undifferentiated, Women. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Economic, Food. Leadership: unknown. Relevance: low.

Further reading
FONSECA, Fernando Taveira da (1993). “Flutuações e crises económicas”, in J. Mattoso (dir.), História de Portugal, vol. V. Lisboa: Círculo de Leitores, pp. 393-407.
Cite this entry

(2023) "Food riots in Porto 1836", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).