ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Goa sedition against the viceroy 1653

Synopsis
Em 22 de Outubro de 1653, uma revolta instigada pelas elites da cidade de Goa, capital do Estado da Índia, levou à deposição e prisão do vice-rei D. Vasco Mascarenhas, conde de Óbidos. Os conspiradores, grupo anónimo e indeterminado que actuava liderado por notáveis locais, nomearam D. Brás de Castro como governador interino, que permaneceria no cargo até Agosto de 1655, quando, por ordem do novo vice-rei, foi preso e enviado à metrópole para ser julgado. Esta sedição foi a eclosão final do clima de descontentamento face a medidas do vice-rei que eram prejudiciais aos interesses e ambições da elite local e, sem dúvida, também de uma parte da população comum, ao aumentar pressões fiscais e militares para enfrentar a ameaça crítica criada pelos holandeses e outras potências inimigas na área. A contestação à autoridade do vice-rei era um problema recorrente, quase sempre motivada por disposições unilaterais que rompiam com o princípio tácito de negociação com os restantes poderes, controlados pelas elites locais. A novidade da conspiração de 1653 é que se fez pública através de uma turba de gente armada que se juntou no largo da sé e correu depois pelas várias instituições da cidade, obrigando o Senado da Câmara e o Conselho de Estado à deposição do vice-rei.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 3 days. Name in sources: Sublevação de Goa, sedição de Goa. Location: Velha Goa Country (current): India. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Others, Soldiers. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Political. Leadership: José de Chaves de Souto-Maior (Secretário do Estado da Índia), António Barreto Pereira (almirante), Nicolau de Moura de Brito, D. Brás de Castro. Relevance: medium.

Further reading
BARROS, Amândio Jorge Morais (2011). Cartas da Índia. Correspondência privada de Jorge de Amaral e Vasconcelos (1649-1656). Porto: CITCEM/Edições Afrontamento. BETHENCOURT, Francisco (1998). “O Estado da Índia”, in F. Bethencourt, K. Chaudhuri (eds), História da expansão portuguesa. Lisboa: Temas e Debates, pp. 313-314. MIRANDA, Jacintho Caetano Barreto (1863). Quadros históricos de Goa. Margão: Typographia do Ultramar, vol. I, pp. 59-63.
Cite this entry

(2023) "Goa sedition against the viceroy 1653", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).