ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Guerrilla of Remexido 1833-1838

Synopsis
Foi um movimento de resistência de forte componente popular e marcado por uma especial violência, liderado por José Joaquim de Sousa Reis, por alcunha o “Remexido”. No contexto da guerra civil que, em Portugal, entre 1832 e 1834, opôs absolutistas (também chamados miguelistas) e liberais, o “Remexido” tomou o partido dos absolutistas e liderou a facção política que no Algarve se opunha aos liberais. Após a invasão do Algarve pelo 1º Duque da Terceira, o "Remexido" escondeu-se na serra algarvia e com o apoio dos serranos e recurso a uma táctica de guerrilha conseguiu vencer sistematicamente os avanços das tropas liberais. No dia 24 de Abril de 1834, miguelistas e liberais confrontaram-se em São Bartolomeu de Messines e os liberais saíram derrotados. Porém, o desfecho da guerra civil seria diferente, já que a 26 de Maio de 1834 os absolutistas se renderam. A partir de então, o “Remexido”, sempre fiel à causa miguelista, passou a fugitivo e continuou a liderar a guerrilha, que se escondeu na serra algarvia, sobretudo na zona de Messines, e que resistiu até à sua prisão, a 28 de Julho de 1838, e subsequente fuzilamento no dia 2 de Agosto.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 5 years. Name in sources: Guerrilha do Remexido. Location: São Bartolomeu de Messines Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Undifferentiated. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Political. Leadership: José Joaquim de Sousa Reis. Relevance: medium.

Further reading
CARDOSO, António Monteiro (2006). “As guerrilhas miguelistas do Algarve no contexto da guerra civil de 1832-34”, Ler História, 51: 37-50. CARDOSO, António Monteiro; MACHADO, António do Canto (1981). A Guerrilha do Remexido. Lisboa: Publicações Europa-América. MESQUITA, José Carlos Vilhena (2009). “O Remexido e a Resistência Miguelista no Algarve”, Revista do Arquivo Municipal de Loulé, 13: 163-199.
Cite this entry

(2023) "Guerrilla of Remexido 1833-1838", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).