ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Mascate war 1710

Synopsis
A Guerra dos Mascates opôs duas facções na capitania de Pernambuco que estavam sob a liderança da elite local de produtores de açúcar, de um lado, e o emergente grupo mercantil do Recife, do outro. Trata-se de um período marcado por embates entre as elites locais que participaram da Restauração Pernambucana (1645-1654) e os representantes do poder régio, que culminaram com a deposição do governador Jerónimo de Mendonça Furtado (1666), a oposição dos moradores de Itamaracá à posse do Marquês de Cascais (1692) e as Alterações, que culminaram com a deposição do governador Sebastião de Castro e Caldas em 1710. A estas questões políticas, acrescem questões sociais e económicas, a saber, a crise da economia açucareira e o crescente endividamento da elite açucareira. Ainda que encabeçado por elites locais, sabe-se hoje que contou com a participação transversal das camadas subalternas, entre ameríndios, escravos, libertos e homens pobres livres. Nas crónicas, estes grupos aparecem como uma massa amorfa, e certas fontes chegam a referir que os que apoiaram o partido da nobreza foram para tal coagidos.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 year. Name in sources: Guerra dos Mascates, Alterações de Pernambuco. Location: Recife and Olinda Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Settlers/Colonists. Number of participants: >500. Main reasons & motivations: Political. Leadership: unknown. Relevance: high.

Further reading
MELLO, Evaldo Cabral de (2003). A fronda dos mazombos. Nobres contra mascates, Pernambuco, 1666-1715. São Paulo: Editora 34. RODRIGUES, Gefferson R. (2015). Escravos, índios e soldados: povo, política e revolta na América portuguesa do século XVIII (Pernambuco, Minas Gerais e Bahia). Niterói: PPGH/UFF (PhD Dissertation). SOUZA, George Cabral de (2015). Elites e exercício de poder no Brasil Colonial: a câmara municipal do Recife (1710-1822). Recife: Editora UFPE.
Cite this entry

(2023) "Mascate war 1710", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).