ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Military mutiny in Bahia 1728

Synopsis
Numa altura em que a situação económica na Bahia não era favorável, na sequência da Guerra da Sucessão de Espanha, os soldados do terço velho da cidade de Salvador revoltaram-se contra a forma severa como era aplicada a justiça militar. A revolta era personalizada no ouvidor geral do crime, mas, com o evoluir de negociações, solicitavam também não fazer guarda em alguns sítios e a liberdade para os soldados presos. Os revoltosos ameaçaram saquear a cidade e deixá-la entregue aos escravos, que eram a população maioritária. Esta era uma revolta pouco comum, uma vez que o que habitualmente motivava revoltas da soldadesca eram os atrasos no pagamento dos soldos. O Vice-rei, para controlar a situação, aplicou um perdão à maioria dos que participaram no motim, ao mesmo tempo que dividiu os soldados por diferentes fortes da cidade e remeteu o seu mestre de campo para um forte mais distante. No entanto, alguns soldados foram degredados e sete deles, considerados os líderes da revolta, acabariam enforcados, sendo mesmo dois deles esquartejados e as partes dos seus corpos colocadas junto a algumas fortificações da cidade, como forma de aviso. O Vice-rei foi “incomodado” pelo Conselho Ultramarino sobre a concessão daquele perdão, que revogou logo em seguida, mas não terá sofrido qualquer percalço na sua longa carreira colonial, uma vez que se manteve como vice-rei até 1735 e, passado pouco mais de um ano da revolta, seria agraciado com o título de conde de Sabugosa.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 days. Name in sources: Motim do terço velho. Location: Salvador, Bahia Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Soldiers. Number of participants: 250-500. Main reasons & motivations: Labour conditions, Military issues. Leadership: António Pereira, cabo de esquadra; Anastácio Pereira, soldado. Relevance: low.

Further reading
PITANGA, Fernando (2020). Cair em desgraça ou cair nas graças: D. Vasco Fernandes César de Meneses e a repressão à revolta de soldados de Salvador (1728). Niterói: Universidade Salgado de Oliveira (MS thesis). PITANGA, Fernando (2020). " ‘VERDUGO OU MECENAS?’: o conflito entre vice-rei e mestre de campo na revolta de soldados de Salvador (1728)", XIX Encontro de História da Anpuh-Rio - História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica, 21-25 Setembro 2020. RODRIGUES, Gefferson Ramos (2015). “A revolta dos soldados na Bahia em 1728”, Mnemosine – Revista do programa de pós-graduação em História da UFCG, 6 (1); 203-217.
Cite this entry

Ramos, João Espadeiro (2024). "Military mutiny in Bahia 1728", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. http://atlas.cidehusdigital.uevora.pt/revolt/military-mutiny-in-bahia-1728/ (accessed on 25 Abril 2024).