ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Peasant riots in Coimbra 1723

Synopsis
No seguimento do levantamento de Alcanede em 1710 e Alenquer em 1721, cerca de ano e meio depois, novo motim agrário, com idênticas motivações. Sentindo-se na impossibilidade de pagar certas imposições que lhes tinham lançado, camponeses da região de Coimbra, empunhando longas varas, marcharam para o Sul. Não se sabe se chegaram a atingir Lisboa, conclusão que a ambiguidade do documento permite aceitar, mas que nos parece arriscada, na falta de melhor prova, dada a enorme distância a percorrer e as dificuldades que tal viagem (certamente a pé) implicaria. Embora estes movimentos populares rurais da primeira metade do século XVIII nos deem a impressão de ter conseguido, em larga medida, os seus objetivos, ou por reconhecimento da justiça das reivindicações, ou por temor das “invasões” de Lisboa e de possíveis alargamentos da contestação, ou por maiores dificuldades de controlo em comparação com os motins urbanos, certo é que os problemas ligados ao regime senhorial, por vezes extremamente complexos, continuaram a suscitar numerosas questões e conflitos.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: days. Name in sources: Motim de camponeses da região de Coimbra. Location: Coimbra region Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Peasants. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: unknown. Relevance: low.

Further reading
ALMEIDA, Luís Ferrand de (1984), “Motins populares no tempo de D. João V: breves notas e alguns documentos”, Revista de História das Ideias, 6, pp. 321-343. A partir de correspondência de De Montagnac, consul francês em Lisboa, ao primeiro-ministro Dubois. Lisboa, 29 de janeiro de 1723 — Archives du Ministère des Affaires Étrangères, Paris: Correspondance politique, Portugal, vol. 58, fis. 40-40v.
Cite this entry

(2023) "Peasant riots in Coimbra 1723", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).