ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Revolt of Vila Rica 1720

Synopsis
Trata-se, mais uma vez, de uma revolta fiscal em Minas Gerais que questionou as políticas implantadas pelas autoridades locais, preservando, entretanto, a fidelidade ao monarca português. O principal descontentamento era com a proposta de instalação das Casas de Fundição para a cobrança do quinto do ouro, decretada um ano antes. Mas outras medidas acirraram as insatisfações como a expulsão dos clérigos de Minas, as reformas de cunho militar ou a imposição de outros tributos como o que foi cobrado pela Câmara de Vila Rica, palco da revolta. Os amotinados ou mascarados, como eram chamados, insurgiram contra as autoridades locais, como o ouvidor e os camaristas. Os revoltosos chegaram a negociar com o governador das Minas, Conde de Assumar, que aceitou as exigências dos revoltosos. Entretanto, Assumar comandou uma forte e violenta repressão aos mesmos quando os ânimos se pacificaram. Filipe dos Santos, um dos idealizadores da revolta, foi enforcado e esquartejado em praça pública. Por semelhante repressão, Conde de Assumar foi repreendido. Como tem mostrado a historiografia mais recente, a autoria do "Discurso histórico, e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720" pode ser atribuída ao governador, como forma de justificar a violência de seus atos.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 months. Name in sources: Revolta de Vila Rica, Revolta de Filipe dos Santos. Location: Vila Rica (actual Ouro Preto), Minas Gerais Country (current): Brazil. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Others. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Fiscal, Others, Political. Leadership: Filipe dos Santos, Pascoal da Silva Guimarães, Dr. Manoel Mosqueira da Rosa, Frei Vicente Botelho e Frei Francisco de Monte Alverne. Relevance: medium.

Further reading
ALMADA, Márcia; MONTEIRO, Rodrigo Bentes (2019). “O Discurso e a Notícia: manuscritos sobre a revolta de 1720 atribuídos a Pedro Miguel de Almeida, 3º conde de Assumar”, Tempo, 25: 1-25. ANASTASIA, Carla M. J (1998). Vassalos Rebeldes. Violência coletiva nas Minas na primeira metade do século XVIII. Belo Horizonte: C/ Arte. FONSECA, Alexandre T. (2007). “A revolta de Felipe dos Santos”, in M. E. L. Resende, L. C. Villalta (eds), História de Minas Gerais. As Minas Setecentistas. Belo Horizonte: Companhia do Tempo, Autêntica, vol 1, pp.549-566.
Cite this entry

(2023) "Revolt of Vila Rica 1720", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).