ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Sal Island uprising 1847

Synopsis
Na noite de 21 de Maio de 1847, um numeroso grupo de escravos e jornaleiros livres pertencentes à casa Martins, encabeçados pelo tenente-coronel Joaquim Pereira da Silva, o regedor da paróquia, o juiz e o encarregado da alfândega, aos gritos de “Viva o povo! Viva o povo!” e armados de paus, pedras e outras armas, atacaram o quartel militar da povoação de Santa Maria, na Ilha do Sal. Nesse ato, prenderam o comandante e apossaram-se de duas peças de artilharia, arrombando e saqueando de seguida a alfândega. Como resposta ao motim, o governador-geral de Cabo Verde despachou para a ilha uma força militar, mandou prender os considerados cabecilhas e abrir uma devassa judicial. Viria a concluir-se que a revolta fora instigada e liderada por Maria Josefa Martins – viúva do recém-falecido Manuel António Martins, antigo governador (1834-1835) e um dos maiores homens de negócios de Cabo Verde na primeira metade do XIX – e por outros familiares e apaniguados da casa. Pode interpretar-se como uma reação a algumas medidas tomadas pelo governo que atacavam os interesses económicos dos Martins, nisso constituindo mais um dos muitos conflitos entre os poderosos locais e as autoridades de nomeação régia em Cabo Verde, inscrevendo-se igualmente num ciclo de agitação política das ilhas.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 day. Name in sources: Revolta da Casa Martins; motim da Ilha do Sal. Location: Santa Maria, Ilha do Sal Country (current): Cape Verde. Monarchy: Portuguese. Main participants: Enslaved, Local elites, Workers. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Economic, Others, Political. Leadership: Joaquim Pereira da Silva, João António Martins, Teófilo Lima. Relevance: low.

Further reading
ALMEIDA, Germano (2003). Cabo Verde: viagem pela história das ilhas. Lisboa: Editorial Caminho. BARCELLOS, Christiano J. de Senna (1911). Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné. Lisboa: Imprensa Nacional, parte V, pp. 93-107.
Cite this entry

(2023) "Sal Island uprising 1847", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).