ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Dynastic crisis riots in Santarem 1580

Synopsis
Em Junho de 1580, chegou a Santarém o rumor de que as tropas de Filipe II tinham invadido o Alentejo. No dia 19, durante uma reunião em que se discutia a preparação de fortalezas na vila, as intervenções do bispo da Guarda e de um homem de Vila Franca conhecido por “Baracho” agitaram os participantes, acabando por provocar a aclamação de D. António, prior do Crato, como rei de Portugal. A multidão levou o prior para o centro da vila e depois para a Alcáçova, ameaçando a guarnição, que acabou por se render (o alcaide já tinha escapado, rumando a Setúbal). Fez-se por cumprir o protocolo das aclamações, com a confirmação pelos “actos e as escrituras habituais” na casa do Senado e com um cortejo nas ruas com estandarte régio, brados e lançamento de moedas. Além disso, fez-se uma procissão pelos lugares sagrados da vila. D. António não tardaria a rumar a Lisboa e, depois da sua derrota decisiva em Alcântara, Santarém entregaria as chaves ao duque de Alba a 28 de Agosto, declarando obediência a Filipe II.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 day. Name in sources: Aclamação do prior do Crato. Location: Santarém Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Undifferentiated. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Political. Leadership: D. António, prior do Crato ; D. João de Portugal, Bispo da Guarda ; "Baracho". Relevance: medium.

Further reading
CONESTAGGIO, Jeronimo de Franchi (2017). História da União de Portugal à Coroa de Castela. Leitura, Introdução e Notas de V. A. Almeida. Lisboa: Althum, pp. 166-169. SERRÃO, Joaquim Veríssimo (1956). O Reinado de D. António, Prior do Crato. Coimbra: Instituto de Alta Cultura, pp. 7-34. SOARES, Pero Roĩz (1953). Memorial de Pero Roĩz Soares. Leitura e revisão de M. L. Almeida. Coimbra: Universidade de Coimbra, pp. 165-166.
Cite this entry

(2023) "Dynastic crisis riots in Santarem 1580", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).