ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Tax disobedience in Arraiolos 1675

Synopsis
A notícia deste quase motim em Arraiolos, em meados de 1675, foi dada pelo ouvidor da comarca de Vila Viçosa, o Lic. António de Valadares Limpo em 1675/08/14, mas também pela petição que o juiz e oficiais da vila fizeram. As visões eram opostas. Versavam a forma de pagamento da nova contribuição dos usuais acordada pelos povos nas cortes de 1673-74. O ouvidor queixava-se da desobediência contumaz dos camaristas, acusando-os de não cumprirem as ordens régias, nem os seus avisos, só para cobrarem os 700 mil reis que cabia à vila pagar, por finta e não pelos usuais. Como o processo se atrasara, forçaram o empréstimo de 100 mil reis a três alegados cristãos-novos (um atafoneiro, uma estanqueira e um vinhateiro). Como se recusaram, prenderam-nos. Sabendo de tal desaforo, o ouvidor mandou oficiais seus soltarem os presos, o que fizeram noite dentro. Entretanto, chegaram o juiz, um vereador e muita gente “(a modo de motim)”, prenderam o meirinho e o escrivão fizeram auto e sentenciaram-nos logo a dois anos de degredo em África e 20.000 reis a cada um. A versão dos camaristas referia excessos do ouvidor, como ter levado os livros do lançamento da finta e os querer prender; razões que os levaram a queixar-se à corte. Considerava o ouvidor esses actos inadmissíveis e pedia que D. Pedro interviesse. O que fez por despacho de 5 de Setembro, mandando prender os vereadores insurrectos e ordenando que o provedor da comarca de Évora tirasse devassa para se apurar a extensão da sua culpa.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 3 weeks. Name in sources: Desobediência anti-fiscal em Arraiolos. Location: Arraiolos Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Undifferentiated. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: Camaristas de Arraiolos. Relevance: low.

Further reading
Arquivo Histórico da Casa de Bragança, Direitos Extintos, Arraiolos, NNG 1268 (NG 184, ms. 1460), fls. 487-490
Cite this entry

(2023) "Tax disobedience in Arraiolos 1675", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).