ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Torres Vedras uprising 1640

Synopsis
Em 26 de Janeiro de 1641 foi emitida uma provisão do Conselho da Fazenda na qual se mandava que a câmara de Torres Vedras --município sediado na província da Estremadura, um pouco a norte de Lisboa-- se portasse com brandura, e não procedesse sobre o facto de se levantar o povo por não querer pagar o real d'água e a quarta parte do cabeção das sisas. Não se sabe se o levantamento mencionado nesta provisão antecedeu, ou não, a ruptura de Portugal com a monarquia dos Áustrias, mas sabe-se que a recusa violenta a aceitar estas novas formas de tributação foi comum a muitas terras na década de 1630. Talvez a consulta de fontes locais permita esclarecer um pouco melhor os contornos deste motim, embora o arquivo municipal tenha ardido no século XVIII.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: Unknown. Name in sources: Levantamento em Torres Vedras. Location: Torres Vedras Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Undifferentiated. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Fiscal. Leadership: Unknown. Relevance: low.

Further reading
SILVA, José Justino de Andrade e (1855-1856). Collecção Chronologica da Legislação Portugueza (1640-1647). Lisboa: Imprensa de J. J. A. Silva, p.73.
Cite this entry

(2023) "Torres Vedras uprising 1640", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).