ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Sousel riots 1637

Synopsis
Alarmado com a onda de levantamentos que estavam a espalhar-se pelo Alentejo, e perante a ameaça de estalarem episódios semelhante na sua vila de Sousel, o duque de Bragança pediu a intervenção do seu procurador dos feitos da casa na vila - Gonçalo Soeiro de Azevedo – para este mobilizar os seus parentes para apaziguar os tumultos que por aí havia. Dizia o duque em carta de 26 de Setembro 1637: “cada dia me dizem que há nessa vila motins ou esperanças de os haver e que o povo trata de soltar presos e queimar cartórios, livros e papeis da câmara não sendo coisa de que eles possam alcançar bem nenhum particular, nem o povo utilidade alguma e por me parecer que só vós com vossos parentes podereis ser o meio para isso se aquietar vos quis escrever esta encomendando-vos muito que com todo o cuidado trateis com todas as forças de aquietar tudo...”. Sousel, adivinha-se, partilhava com tantas outras terras, a indignação contra a nova tributação do real d’água e o aumento do quarto do cabeção das sisas decretado por Filipe IV, sem o necessário consentimento dos povos em cortes. Em qualquer caso, a intervenção do duque de Bragança valeu aos moradores das suas terras serem todos, sem excepção, abrangidos pelo perdão geral concedido por Filipe IV.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 2 months?. Name in sources: Motins em Sousel. Location: Sousel Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Artisans, Clergymen, Undifferentiated. Number of participants: <50. Main reasons & motivations: Fiscal, Food. Leadership: Unknown. Relevance: low.

Further reading
CUNHA, Mafalda Soares da (2000). A Casa de Bragança (1560-1640). Práticas Senhoriais e Redes Clientelares. Lisboa: Editorial Estampa. OLIVEIRA, António de (2002). Movimentos Sociais e Poder em Portugal no século XVII. Coimbra: Instituto de História Económica e Social – Faculdade de Letras, pp. 481-511. SARAIVA, José Mendes da Cunha. (1942). Cartas do Duque de Bragança a Gonçalo Soeiro de Azevedo (1632-1640), separata de Publicações do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, Lisboa: 16
Cite this entry

(2023) "Sousel riots 1637", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).