ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Viana do Minho riots 1635

Synopsis
Estes motins foram estudados por António de Oliveira e Aurélio de Oliveira. As primeiras inquietações ocorreram talvez ainda em 1635, ao tempo do pedido de 500 mil cruzados feito a Portugal (março). Foram lideradas pelo ‘regedor’, mas acabaram logo que este foi preso pelo então juiz de fora, Francisco Montarroio. Seguiu-se um inquérito que condenou os inculpados: homens e mulheres, diz-se. No ano seguinte, a câmara tentou negociar com a coroa a forma de pagamento desses novos tributos. Ofereceu 30.000 cruzados, que o rei rejeitou. Então a câmara chamou a população para estabelecer a forma da colecta. Esta recusou e a acta da vereação de 11/01/1636 dá disso conta ao já corregedor Montarroio. Teve 36 assinaturas. Mas, perante a insistência do corregedor, fizeram uma cedência a 14/02: aceitaram pagar apenas o aumento do cabeção e ameaçaram, caso a proposta fosse recusada, que rejeitariam qualquer pagamento. Dessa vez assinaram 56. O corregedor voltou a enjeitar a sugestão e a câmara sujeitou-se. A 22/03, a população fez sentir a sua ira, invadindo a câmara e forçando a suspensão de todos os tributos. Apupavam os vereadores, clamando pelos desrespeitados direitos, ou seja, tributação nova sem acordo dos povos; exigiam também que os carniceiros não cortassem a carne e os vinhateiros não pagassem o real do vinho. Desta vez a acta levou 178 assinaturas. E nem todos os presentes terão assinado, tal fora a confusão instalada na multidão onde pontuavam moços, mulheres e clérigos.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 year. Name in sources: Motins em Viana do Minho. Location: Viana do Minho Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Clergymen, Undifferentiated, Women. Number of participants: 100-250. Main reasons & motivations: Fiscal, Political. Leadership: regedor de Viana. Relevance: low.

Further reading
OLIVEIRA, António de (2002). Movimentos Sociais e Poder em Portugal no século XVII. Coimbra: Instituto de História Económica e Social – Faculdade de Letras: 449-479. OLIVEIRA, Aurélio de (2004). “A Revolta do Porto de 1638”. Revista da Faculdade de Letras. História, 5 (1): 15-30. SERRÃO, Joaquim Veríssimo (1979). História de Portugal. Vol. IV (1580-1640). Lisboa: Editorial Verbo.
Cite this entry

Cunha, Mafalda Soares da (2020). "Viana do Minho riots 1635", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. http://atlas.cidehusdigital.uevora.pt/revolt/tax-riots-in-portugal-1637/viana-do-minho-riots-1635/ (accessed on 03 August 2025).

Related Revolts