ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Aljezur riots 1637

Synopsis
Como explicou para tantas outras terras de Portugal, António de Oliveira considerou que o móbil próximo para os levantamentos ou alterações ocorridas em Aljezur e em vários lugares da Serra de Monchique (Algarve, sul de Portugal), em 1637, foi a recusa à fiscalidade acrescida, concretamente a reivindicação da suspensão do real d’agua e da avaliação das fazendas individuais que tinha em vista cobrar o quinto para o novo ‘donativo’ que a coroa pedia para o resgate de Pernambuco. Em Aljezur os cabecilhas lograram até ocupar postos na câmara durante os levantamentos, como aconteceu com João Lourenço da Costa procurador do povo. Outros protagonistas das alterações foram o mulato estalajadeiro João Fernandes e o mulato Gregório da Costa. Contumazes, todos três recusaram assinar o “termo de redução” proposto pelo corregedor, a não ser que houvesse acordo prévio de toda a população. A pacificação do Algarve foi feita com a intimidação das tropas do duque de Medina Sidónia e, em Aljezur e lugares da serra de Monchique, através da negociação do corregedor de Lagos antes de 14 de Dezembro de 1637. Há notícia de dois condenados à morte, provavelmente de Aljezur ou de aldeias circundantes, executados em 12 Março de 1638, sendo os restantes amotinados perdoados por Filipe IV.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 3 months?. Name in sources: Inquietações em Aljezur. Location: Aljezur e lugares da Serra de Monchique Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Peasants, Women. Number of participants: 50-100. Main reasons & motivations: Fiscal, Food. Leadership: João Lourenço da Costa, o mulato estalajadeiro João Fernandes e o mulato Gregório da Costa. Relevance: low.

Further reading
OLIVEIRA, António de (2002). Movimentos Sociais e Poder em Portugal no século XVII. Coimbra: Instituto de História Económica e Social – Faculdade de Letras, pp. 514-687.
Cite this entry

(2023) "Aljezur riots 1637", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).