ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Arcozelo uprising 1635

Synopsis
O levantamento de Arcozelo foi um dos primeiros de entre muitos motins que ocorreram em Portugal entre os anos de 1635 e 1638, principalmente como reacção ao aumento da carga fiscal imposta por Madrid mas também como expressão de algum descontentamento político. Lembre-se que Portugal estava, por então, incorporado na monarquia hispânica, onde governava Filipe IV e o seu poderoso ministro conde-duque de Olivares, e que estes episódios de resistência popular são geralmente apontados entre as causas próximas da restauração da monarquia portuguesa em 1640. Arcozelo fazia parte de um conjunto de terras da região de Lafões subordinadas ao senhorio da comenda de Ansemil. Quando os oficiais régios, em julho de 1635, foram àquele lugar para executar a cobrança do denominado “donativo voluntário” – uma contribuição extraordinária justificada pelas despesas da guerra contra os holandeses no Brasil – depararam-se com a resistência armada da população, que os prendeu, entrincheirando-se de seguida na casa senhorial fortificada. O corregedor de Viseu, que entretanto se deslocara ao local, ver-se-ia assim impossibilitado de cobrar o imposto. Em resumo, estamos perante um misto de revolta fiscal e política, em que a participação foi popular mas a liderança coube às elites locais, nomeadamente aos senhores da comenda, os quais provavelmente mobilizaram para a resistência as companhias de ordenanças (milícias) que tutelavam.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: 1 month. Name in sources: Levantamento de Arcozelo. Location: Arcozelo das Maias, região de Lafões, Viseu Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Local elites, Peasants. Number of participants: unknown. Main reasons & motivations: Fiscal, Political. Leadership: Pedro Lobato, Gaspar Lobato. Relevance: low.

Further reading
OLIVEIRA, António de (1977). “O levantamento popular de Arcozelo em 1635”, Revista Portuguesa de História, 17: 1-17.
Cite this entry

(2023) "Arcozelo uprising 1635", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).