ENCYCLOPAEDIA of Rebellions

Type a location (e.g. Barcelona), or a year (e.g. 1638) or a category of event (e.g. uprising) to filter the corresponding results.

Ponte de Lima riot 1636

Synopsis
Este alvoroço insere-se no conjunto de alterações que ocorreram em Portugal na década de 1630 e que de acordo com vários autores têm como causa comum a fiscalidade, sobretudo o aumento do cabeção das sisas e do real d'água. Queixa também habitual nas alterações que se verificaram em diferentes regiões de Portugal era sobre os oficiais régios, em particular os corregedores, pela responsabilidade que lhes fora dada na fiscalização da cobrança. No entanto, poucos detalhes são conhecidos. De acordo com Aurélio de Oliveira, em 1636 os moradores de Ponte de Lima, município situado na região do Minho, no Norte de Portugal, andavam inquietos. A irritação dirigia-se contra o corregedor Francisco Monteiro Montarroio que, de acordo com as actas das vereações, andava a desrespeitar as justiças e os privilégios desse concelho. Também o juiz de fora se sentia incomodado e pouco disposto a cumprir as ordens régias por causa desses abusos do magistrado. Para pedir remédio, 150 moradores alfabetizados assinaram uma petição ao rei. Protegiam as queixas dos marchantes que em sinal de protesto haviam já feito greve ao corte de carnes na vila.
Additional info

Starting date: . Ending: . Duration: Unknown. Name in sources: Alvoroços em Ponte de Lima. Location: Ponte de Lima Country (current): Portugal. Monarchy: Portuguese. Main participants: Artisans, Local elites. Number of participants: 100-250. Main reasons & motivations: Fiscal, Political. Leadership: Unknown. Relevance: low.

Further reading
OLIVEIRA, António de (2002). Movimentos Sociais e Poder em Portugal no século XVII. Coimbra: Instituto de História Económica e Social – Faculdade de Letras. OLIVEIRA, Aurélio de (2004). “A Revolta do Porto de 1638”. Revista da Faculdade de Letras. História, 5 (1): 15-30.
Cite this entry

(2023) "Ponte de Lima riot 1636", in J. V. Serrão and M. S. Cunha (coord), Rebellions in the Early Modern Iberian World. (accessed on ).